Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Qual é a melhor forma de se apresentar em uma entrevista?

Para as mulheres é melhor pouca maquiagem ou muita maquiagem? Cabelos curtos ou longos? E para os homens é melhor barba ou sem barba? Se você ainda tem dúvida em como se apresentar no ambiente de uma entrevista de trabalho e qual o melhor jeito de agradar os recrutadores, a pesquisa “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros 2009”, realizada pela Catho Online sobre a preferência dos entrevistadores em relação à aparência dos candidatos, pode ajudar.

Apesar da aparência não ser fator determinante na escolha do profissional, ela está sim entre os itens analisados pelos recrutadores e agrega positivamente a outros fatores como currículo, experiência profissional e comportamento. O visual é também muito importante, principalmente em cargos que lidam diretamente com o público, como vendedores e recepcionistas.

Na pesquisa da Catho Online, foram abordados itens como traje, corte de cabelo, maquiagem, barba e bigode, com mais de 16.207 recrutadores de empresas particulares e profissionais de diversas áreas e cargos, como consultores, gerentes, diretores, presidentes e trainees.

Veja abaixo os principais resultados da pesquisa sobre as preferências dos selecionadores para a aparência de mulheres e homens.

• Mulheres

Roupa: A preferência hoje está na combinação de calça comprida com blazer. Entre as mulheres que selecionam as candidatas, a pesquisa apontou que 60,7% preferem esse tipo de roupa, enquanto 40,9% dos entrevistadores homens, também possuem essa preferência. O tailleur (conjunto de saia e blusa da mesma estampa), que na pesquisa de 2002, fazia sucesso entre a preferência dos entrevistadores com mais de 70%, hoje, fica em segundo lugar com 33,5% da preferência geral.







Maquiagem: O uso de maquiagem leve é a preferência dos entrevistadores (91,7%). Sobre a ausência de maquiagem, os recrutadores homens são 6,9% a favor contra 4% das mulheres que fazem esse mesmo trabalho.






Corte de Cabelo: A pesquisa revelou que os cabelos longos são os preferidos entre os selecionadores (64,6%),





O estudo aponto que os recrutadores mais jovens preferem por cabelos longos. Entre os selecionadores com menos de 25 anos, 75,8% acham a melhor opção de corte. Os índices alcançam equilíbrio na faixa dos 46 a 50 anos – 48,2% para os cabelos longos contra 51,8% para os curtos – e a situação é invertida a partir de acima de 50 anos. Entre os recrutadores com mais de 60 anos, 69,9% preferem os curtos.

1 comentários:

Nathalie disse...

Menina sumida como vc está? estou com saudades de vc :/ tem selo p ti lá no blog, se puder vai buscar, bjs

 

©2009 Moda e Make Up | by TNB