Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 26 de julho de 2009

Moda? Fútil?

Muitas vezes já fui criticada porque quero fazer o curso de Moda. Acho que vocês já devem ter noção do que me dizem: "Ah, que coisa fútil!", "Não tem algo mais interessante para fazer não?", "Isso é perda de tempo!".

Fútil? Tem certeza? Então vá estudar um pouco, pois esses são comentários de pessoas que não entendem nada de história, no mínimo. E não sou eu quem digo isso, são os próprios historiadores e outros profissionais.

As roupas e acessórios falam muito sobre determinada época. Usar determinada vestimenta não é só porque é bonito, isso implica valores culturais, praticidade, necessidade, status social, etc. Para criar algo, deve-se pensar em tudo isso. Quer uma prova? Então vamos lá!



Por que você acha que a mulheres do século XIV ao XVIII usavam esses vestidos cheios de panos, pesado e quente? Será que era porque era bonito? NÃO! Elas usavam porque naquela época se tomava cerca de 2 banhos por ano e, para abafar o mau cheiro, elas usavam várias camadas de tecidos.



E a origem do bouquet das noivas? Pelo mesmo motivo anterior. As noivas entravam com ENORMES bouquet para disfarçar o fedor. Ah, só mais uma curiosidade: o mês das noivas é Maio porque era nessa época do ano que as pessoas tomavam banho, então, aproveitavam para casar cheirosos (a aparência era fundamental naquele tempo, mas ainda bem que isso já foi superado). Ainda se usa hoje porque já foi incorporado ao ritual do casamento.



Porque as freiras usam cabelos e saias tão compridas? Porque assim, despidas das vaidades femininas, estão demonstrando humildade, pureza e pudor perante a Deus.



Por que as noivas usam branco? Tradicionalmente, os vestidos são dessa cor porque simbolizam pureza, associada diretamente à virgindade, que era essencial em tempos passados.


Eu posso passar o dia todo aqui e não vou terminar de mostrar exemplos. Então, meus queridos e queridas, antes de virem me criticar, construam melhor seus argumentos, certo? Por que se você acha Moda fútil, então ande nu.

Texto: Bárbara Cavalcante.

2 comentários:

Fernanda C. -Mary Kay PB disse...

huahuahuahua então ande nu foi otemo, rapaz eu não me interesso muito por moda não, tendências,desfiles e blah blah blah mas acho besteira isso de "ui ui quem gosta de moda é futil", são conceitos generalizados, por que convenhamos tem muita menina que se diz interessada por moda que...enfim uahuah mas isso tem em todos os cursos/grupos/lugares :s o interesse de uma pessoa por determinada coisa não quer dizer que ela seja uma tanto quanto ããã "estupida" para outras coisas da vida, não é mesmo?
Criticas de nada serve quando não se é construtiva haha e em relação a cursos acho que ngm deva escutar ngm, você deve fazer o que gosta e ser feliz com isso ;)

Bjinhos

Carol Reis disse...

Seu interesse e conhecimento pela moda me encanta e acho que pessoas que criticam esse tipo de conhecimento são FÚTEIS e burras!!! Parabens =)

 

©2009 Moda e Make Up | by TNB